quinta-feira, 20 de novembro de 2014

VEREADORES DE IG. MIRI: CULPADOS OU INOCENTES?

O vereador Lula na sessão ordinária de ontem (20) da Câmara Municipal, falou que muitos estavam jogando a “culpa” de alguns problemas do município em cima dos vereadores. E disse ainda, não exatamente com estas palavras, que era necessário refletir para poder ver o que era culpa e o que era responsabilidade dos vereadores.
Diante do exposto, vamos analisar algumas situações, para refletirmos se os nossos legisladores são culpados ou inocentes pelo caos administrativo que o nosso município está passando:
1. Os vereadores têm culpa se o Prefeito ou os Secretários de Governo desviam ou não aplicam adequadamente os recursos do município, ou cometem qualquer outra irregularidade? Não!  
2. Caso irregularidades sejam detectadas os vereadores podem criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar mais a fundo as denúncias de irregularidades? Sim!
3. Os vereadores podem afastar o Prefeito do cargo por um período de 90 dias para que seja efetuada uma auditoria no município, a fim de detectar possíveis irregularidades? Sim!
4. Caso os vereadores cobrem informações a respeito da gestão, e estas lhes sejam negadas, eles podem acionar o Ministério Público? Sim!
5. A Câmara Municipal pode se impor como órgão fiscalizador e regulador que é, cobrando de forma enérgica, as ações da gestão executiva do município? Sim!
6. A Câmara tem o poder de cassar o mandato do Prefeito caso irregularidades sejam detectadas? Sim!

Como podemos ver nos questionamentos listados acima os vereadores são sim, em parte, culpados pela crise em que se encontra o nosso município, pois muitas medidas administrativas, de competência da Câmara Municipal, poderiam ser tomadas para impedir e punir os atos de improbidade cometidos pelo gestor municipal. Mas tais atitudes não são tomadas pois os vereadores estão com o "rabo preso" com o prefeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário