quinta-feira, 22 de maio de 2014

POR 3 SEMANAS CONSECUTIVAS CÂMARA DOS VEREADORES NÃO REALIZA SESSÃO, ENQUANTO ISSO IG. MIRI CONTINUA CHEIO DE PROBLEMAS

Quando não é uma coisa é outra, mas o fatos é que 3 semanas consecutivas não temos sessão ordinária na Câmara Municipal de Ig.Miri. e os motivos são vários: esquecimento de paletó, vereadores que "gazetam" sessão, campeão que volta (ou melhor dizendo "vereador cassado"), etc.
Veja o que aconteceu na última:

Câmara substitui sessão deliberativa por reunião de acolhida ao vereador cassado (e reconduzido) Fuxico (DEM)

         Uma agitada comemoração, com fogos e muito barulho, tirou da rotina a sessão da Câmara de Vereadores de Igarapé-Miri, nesta quarta-feira (21/05/2014). O movimento, articulado pelo vereador Vladimir Santa Maria Afonso (Fuxico-DEM), cassado pela Justiça Eleitoral por caixa dois de campanha e reconduzido ao cargo por uma liminar concedida pelo TRE/Pará, contou com uma pequena banda de fanfarra que entoava música em estilo carnavalesco de apenas uma frase: “ô, o campeão voltou”!
        A manifestação ocupou o plenário da Casa Legislativa, sempre com estilo festivo, retardando o início da sessão. O presidente dos trabalhos, que deveria impor silêncio no recinto para iniciar a assembleia, não o fez, pois concidentemente era o regente da festa.
        Curiosamente, a reunião iniciou com cerca de 15 minutos de atraso, ao contrário de outros momentos, nos quais a sessão do legislativo foi suspensa pela justificativa de falta de quórum no tempo regimental.
        Apesar da pauta legislativa estar sobrecarregada, atrasada em termos de fluxo, o presidente da Câmara pediu aos (e teve aval dos) pares dele que não se fizesse uma sessão ordinária, com pauta deliberativa, e sim uma reunião de acolhida, de (re)início dos trabalhos. Daí subentende-se que um “encontro de acolhida” queira dizer “recepção ao vereador cassado e mantido no cargo por efeito de liminar.
        Um fato interessante desta manhã “na casa do povo” foi a presença dos Secretários de Administração, Gil Pinheiro, e de Desenvolvimento Econômico, Josivaldo Pantoja, que, embora não tenham sido chamados para prestar esclarecimentos ao parlamento municipal, estiveram presentes (ladeando os parlamentares na banca dos 13), segundo o próprio Fuxico, “para prestigiar o evento porque são parceiros”.
        Durante a reunião, os discursos (apenas para informações e saudações) foram interrompidos algumas vezes para que a pequena banda cantasse o “mantra”: “ô, o campeão voltou”.
        O assessor jurídico da Casa, advogado Luiz Reis, também foi evocado por Fuxico para explicar quais os próximos passos em relação ao processo. Mas, em vez de esclarecimentos técnicos, Luiz se limitou a dizer (em tom político) que “praticamente não houve cassação, e que tem quase certeza que o TRE manterá o mandato de Vladimir”. Nessa hora, Fuxico se emocionou bastante, tendo chorado por alguns minutos, ao estilo do Senador Mário Couto (PSDB-PA), quando este menciona o nome de Nossa Senhora de Nazaré, no Senado Federal.
Do Ponto de Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário