sábado, 13 de dezembro de 2014

PREFEITO NENCA QUER COLOCAR A GUARDA MUNICIPAL NAS RUAS DE MANEIRA IRREGULAR

Não sabemos quem são os assessores do Prefeito (Interino) Nenca, mas até agora estão orientando-o equivocadamente, pois o mesmo tem feito uma série de "lambanças". A última foi o anuncio de que na sexta-feira (12) estaria colocando a Guarda Municipal nas ruas, mas os Guardas aprovados não aceitaram ir para as ruas por não possuírem a mínima estrutura (material e técnica), além de uma série de irregularidades, como: 
1º Não existe lei sancionada pela Câmara Municipal de Igarapé-Miri criando a Guarda Municipal. Logo qualquer ação da Guarda seria ilegal.
2º Os agentes não passaram por um curso de formação especifico.
3º Os agentes não possuem fardamento.
4º Não possuem garantias salarias. Quem arriscará a sua vida por outra pessoa ganhando apenas 1 salário minimo?
5º Os agentes precisariam de treinamento para manusearem arma de fogo. E a Guarda precisaria possuir tais armas. Colocar a Guarda na rua sem viaturas e sem armas seria mesmo que "chover no molhado".
A Lei 13,022, de 08 de agosto de 2014, insere as guardas municipais no sistema nacional de segurança pública, garante o porte de arma e dá a esses profissionais o poder de polícia. O objetivo é que eles tenham o dever de proteger tanto o patrimônio como a vida das pessoas.
Acreditamos que a ação foi motivada pelo desejo do Prefeito (interino) em mostrar trabalho no seu pouco tempo de gestão, pois os agentes foram "pressionados" pelo Secretário de Administração, para irem para as ruas de qualquer jeito, inclusive sob pena de sofrerem sanções administrativas.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário