quarta-feira, 16 de abril de 2014

A CORRUPÇÃO: AMADA E CONTESTADA


É comum ouvirmos e lermos as revoltadas posições do Cidadão brasileiro (homem nonesto!) CONTRA a corrupção, um mal que destrói o Brasil (e o Mundo). Ninguém concorda com ela, pois fere a vida das pessoas que trabalham de maneira honesta. Quem é que concorda com os roubos, as sonegações, as violações de Direitos Humanos?
R: Ninguém, não é mesmo?
Um detalhe-zinho: quando se trata de esportes (notadamente o Futebol), aí é usado um outro parâmetro, manifestação INCONTESTÁVEL da formação cultural do Cidadão brasileiro entra em cena: que é o famoso "jeitinho brasileiro", pois, se é para beneficiar o próprio umbigo... então, NÃO É MAIS CORRUPÇÃO e, sim, um detalhe-zinho sem importância. Por isso, não importa se os títulos do Futebol são conquistados de maneira ilegal, desde que beneficie o time de cada umbigo. A corrupção que existe nas estruturas de comando do Futebol acaba sendo APLAUDIDA por grande parcela da população do Brasil.
Ninguém concorda com o desvio de DINHEIRO PÚBLICO, mas é incontestável o fato de ouvirmos Brasil afora discursos do tipo: “o Fulano é ‘besta’, porque ficou vários anos no governo e saiu pobre” ou “Não, esse é que é o ‘cara’, por que rouba, mas faz”.
Assim, por que reclamamos tanto por conta de (o/a):
a) caos na Saúde Pública?
b) caos na gestão das rodovias do Brasil?
c) relação MUITO duvidosa entre autoridades públicas (policiais, judiciárias...) e corruptos do país?
d) quem foi eleito pra destruir as coisas públicas, se “nós votamos” nessas pessoas?
Por que reclamar?
(Prof. Israel Fonseca Araújo)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário