sexta-feira, 20 de novembro de 2015

CÂMARA DE ALENQUER AFASTA PREFEITO POR 90 DIAS

Prefeito-Flávio-Marreiro, de Alenquer
A Câmara Municipal de Alenquer decidiu no último dia 16, pelo voto da maioria dos vereadores, afastar o prefeito Flávio Marreiro (PTdoB – foto)  do cargo, por suspeita de prática de irregularidades na área da educação.
O vice-prefeito Carlos Cambraia assumiu o cargo.
O afastamento de Marreiro ocorre depois da polêmica aprovação, ocorrida no final do mês passado, de uma emenda à LOM (Lei Orgânica do Município) que prevê o afastamento do gestor municipal, por 90 dias, quando ele for alvo de denúncias na Câmara.
Uma comissão formada por três vereadores foi criada para investigar as denúncias, feitas pelo Sintepp. São eles:
  • Avelino Pinto, o Zé Peba (PDT), presidente;
  • Odair Soares, o Professor Odair (PR), relator, e
  • Olinelson Oliveira, o Nelson dos Pescadores (DEM), membro.
É a segunda vez em quase três anos de mandato que Flávio Marreiro é afastado do cargo.
A Câmara de Alenquer mais uma vez mostra para os Vereadores mirienses como é que se faz quando o gestor não administra e aplica os recursos públicos da maneira correta. Pois por aqui também existe denúncias do SINTEPP contra a gestão da educação municipal, mas parece que nada é feito.

PROF. VALDIR JR.: "UMA ANÁLISE SOBRE A VIOLÊNCIA"

Entendemos a violência como um fenômeno multicausal. Portanto não existe uma solução mágica. Em nenhum lugar imaginamos que, se fizer isto, vai resolver o problema. O que se observa, de acordo com a tabela abaixo, São Paulo, por exemplo, passou de 5°, em 2002, para 25° em 2012, cidade mais violenta, em 10 anos caiu 20 posições. Então várias ações foram tomadas pelo poder público (Governo e prefeituras ) que contribuíram para diminuir a violência. Primeiro, houve um investimento muito grande na polícia, um investimento na formação, na inteligência, na informação para qualificar a ação da polícia. E uma segunda coisa importante, foi a implantação de projetos sociais em locais com índice de alta vulnerabilidade, projetos focados e principalmente com um público bastante afetado, que é o público jovem. Também houve um envolvimento das prefeituras que têm uma ação preventiva. Em alguns lugares a sensação de segurança é gerada por questões urbanas, de investimento de infraestrutura urbana, como construções de praças, espaços de lazer, etc.. E isto é função da prefeitura também. Quando a prefeitura trabalha junto com o estado, ou vise versa, é possível conseguir resultados substâncias para a redução da criminalidade. Portanto uma série de coisas compõem este conjunto que reduz os índices da violência. O que percebo, que os palanques ainda estão armados e o povo sofrendo.
Prof. Valdir Jr.

JÁ ACABOU JÉSSICA? SAIBA COMO TERMINOU O CASO DE BRIGA ENTRE AMIGAS

"Já acabou, Jéssica?", se tornou um dos maiores bordões dos últimos dias, tudo porque, uma garota de apenas 14 anos, com a blusa do Pará,  aparece "apanhando" de uma amiga. As duas são alunas do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Reverendo Cícero Siqueira, que funciona em Alto Jequitibá, na Zona da Mata mineira, e acredite: são amigas.
O festival de tapas, socos e pontapés trocados, nesta segunda-feira (16), pelas garotas nas proximidades do colégio foi registrada pela câmera do smartphone de um companheiro de classe das jovens. A briga, postada no Youtube, se tornou viral, chegando a ocupar o primeiro lugar nos trending topics mundiais do Twitter.
A confusão teria sido motivada por ciúmes. Segundo uma servidora da instituição de ensino, a estudante teria visto a amiga falar mais cedo com seu namorado e ficou supostamente incomodada com a cena, chamando Lara para conversar. O papo ia bem até que, não se sabe por quê, Jéssica puxou os cabelos da (que passou a ser sua) rival e a jogou no chão.
"Foi um dia de fúria", conta a funcionária.
Em seu círculo social, Lara é tida como uma pessoa calma, embora tenha seus dias de impaciência. Sabe-se que adora se maquiar e, até então, nunca havia se envolvido discussões. Já Jéssica, é uma espécie de “Miss Simpatia”. Do tipo popular, é vista sempre rodeada de amigos, e não se dá notícias de que colecione desafetos.
Por tanta descrição boa das amigas, seria impossível não acreditar em um final feliz. As pazes entre as duas já foram feitas, com direito a choro, pedidos de desculpas e abraços, numa reunião na escola. O encontro contou com a presença das mães das moças e do Conselho Tutelar. Nenhum dos envolvidos, incluindo as protagonistas da história, quis se pronunciar sobre assunto. O vice-diretor do colégio disse apenas que a mãe de Lara está bastante abalada com a situação, e que a comunidade escolar lamenta o ocorrido.
Por meio de sua página oficial no Facebook, a Polícia de Militar de Minas Gerais se manifestou sobre a rixa. “Agressão não tem graça, é contravenção penal e gera responsabilidades”, alertou a coorporação.
(DOL, com informações do Correio Brasiliense/Estado de Minas Gerais)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

SINTEPP DEFENDE CRIAÇÃO DA CPI DA EDUCAÇÃO

Prof. Israel Araújo (Presidente do SINTEPP - Ig. Miri)

Ontem aconteceu a 1º Paralisação dos Trabalhadores de Apoio da Educação de Igarapé-Miri, e os trabalhadores deixaram seus postos de trabalho e juntamente com a coordenação municipal do SINTEPP, foram até a Câmara Municipal cobrar ações dos Vereadores.

O Presidente do SINTEPP sub-sede Igarapé-Miri, Professor Israel Araújo, usou a tribuna popular para expor os motivos que levaram os trabalhadores a paralisarem as suas atividades, dentre os quais destacou o principal deles que é a falta de diálogo com o Secretário de Educação, já que este parece ignorar o sindicato, pois não responde aos ofícios e nem comparece as reuniões da categoria.

Na sua fala o Presidente do SINTEPP chegou a defender a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar e passar a limpo possíveis irregularidades na Secretaria de Educação, principalmente o escândalo dos “Marajás” e dos servidores “fantasmas”.

Pensamos que neste momento é difícil que a CPI saia do papel, pois acreditamos que a maioria dos Vereadores não tem coragem de “peitar” o prefeito, ou não sabem para que serve uma CPI, e nem saberiam o quê e como investigar as supostas irregularidades se tal Comissão fosse instaurada.

O certo é que a tal CPI já serve até de chacota entre os governistas, que riem da cara da “oposição”. 

"CPI DO... ALGUÉM VIU?"

terça-feira, 3 de novembro de 2015

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO NÃO ATENDE O SINTEPP E TRABALHADORES DE APOIO VÃO PARALISAR


Nesta quarta feira (4) acontecerá a 1º Paralisação dos Trabalhadores de Apoio da Educação, o principal motivo para a paralisação foi o Secretário de Educação Janilson Oliveira, não ter respondido nenhum documento do SINTEPP. Dentre os documentos solicitados estão as folhas de pagamento dos meses de junho, julho e agosto, assim como a lotação 2015.

Além de não responder aos ofícios, o Secretário não compareceu a nenhuma reunião com a equipe do SINTEPP. Assim sendo, os trabalhadores da educação não encontraram outra opção a não ser paralisar as suas atividades, e irem buscar apoio na Câmara Municipal. 

Se nem assim houver acordo, poderemos ter mais uma greve na educação miriense.


Outro problema encontrado pelo SINTEPP seria a presença de “Marajás” na educação miriense, seriam profissionais que recebem altos salários da SEMED, sem fazerem jus aos mesmos.

Só nos resta as indagações: Por que o Secretário não responde aos ofícios do SINTEPP? Será que tem alguma coisa a esconder? 

DEMUTRAN DE IG. MIRI PEDE SOCORRO!!


O DEMUTRAN de Igarapé-Miri pede socorro meus amigos, pois está completamente abandonado pela gestão municipal.

Os problemas são vários como, falta de Equipamentos de Proteção individual, falta de uniformes e acessórios, assim como ausência de lanche para os guardas, para se ter uma ideia nem água tem para que os agentes possam desempenhar suas funções debaixo do sol.

Outra luta dos agentes é por reajuste salarial, os mesmos elaboraram um PCCR para a categoria, mas até agora nem o Prefeito e nem ninguém da gestão sentou com o grupo para discutir o plano.

Por várias vezes os agentes foram a Câmara para buscar uma solução com os Vereadores, mas segundo informações os mesmos foram ameaçados por membros da gestão e proibidos de irem buscar ajuda.


O DEMUTRAN tem um importante papel a desempenhar neste município, já que temos um alto índice de violência no trânsito, mas sem o apoio da gestão fica difícil, já que os agentes não tem como trabalhar adequadamente.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL É VITIMA DE ASSALTO E SEQUESTRO RELÂMPAGO


Nem os funcionários públicos estão livres da violência no município, segundo informações, na semana passada a Secretária Municipal de Assistência Social Norma Ferreira, foi vitima de um sequestro relâmpago seguido de assalto.  
Norma estava acompanhada de outros servidores da Secretaria, e os mesmos foram levados no carro em que estavam para um ramal fora da cidade, e lá ficaram por mais de uma hora de tempo na mira dos assaltantes.

Se nem os servidores públicos estão livres dos meliantes, a coisa está feia mesmo!!!!! 

PREFEITO RETIRA FUNCIONÁRIOS DO QUARTEL DA PM


Para Igarapé-Miri continuar no rumo certo, a Prefeitura retirou os servidores municipais que eram cedidos para o Quartel da PM do município, com isso os policiais não tem quem faça a limpeza do quartel ou quem faça a alimentação dos mesmos.

Será que a Prefeitura está tão “quebrada” que não consegue pagar mais um ou dois servidores para prestarem serviços no quartel? Ou será que o bom trabalho dos nossos policiais não é importante para o Prefeito? 

Já temos carência no efetivo, se a Prefeitura que sempre foi parceira do Estado nas suas responsabilidades, não fizer a sua parte, aí a coisa complica ainda mais.

Imaginem a cena: uma pessoa liga dizendo que foi assaltada e que precisa que persigam os assaltantes, e os policiais respondem, "só vamos poder ir quando terminarmos de fazer a comida e a limpeza do quartel".

Seria cômico se não fosse trágico, mas tem certas coisas que só acontecem em Igarapé-Miri!!
Tenho dito!!! 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

MEMBROS DA GESTÃO PINA CRIAM BLOG ANÔNIMO PARA ATACAR VEREADOR, EX-SECRETÁRIO E BLOGUEIRO

Recentemente um blog anônimo foi criado e nele foi postado uma matéria ofensiva contra o Vereador Josias Belo, o ex-secretário de Assistência Social José Roberto Franco e este blogueiro que vos escreve. A denúncia principal acusa o trio de agir ilicitamente quando José Roberto era o Secretário de Assistência Social, na gestão interina de Toninho Peso Pesado.

Sobre as acusações feitas contra o Vereador Josias, não conheço nenhuma lei que proíba parentes de Vereadores de trabalharem como temporários ou prestarem serviços ao município. Já que o Legislativo e o Executivo são poderes independentes. Conhecemos diversos parentes de Vereadores, de Secretários e até mesmo do próprio Prefeito que estão atualmente como temporários, em cargos comissionados ou prestando serviços ao município.

As demais denúncias são totalmente refutáveis, já que existem provas que os citados prestaram serviços para SEMAS, e os documentos serão apresentados na hora necessária. Provando assim que não participaram de nenhum esquema fraudulento.

Se alguma ação foi executada de forma errada, com certeza justificativas plausíveis serão apresentas quando assim forem solicitadas.

O que mais me chama a atenção é que documentos de uma auditoria interna tenham vazado de forma anônima. Será que os membros do Governo não estão muito certos das suas acusações, por isso que não tem coragem de mostrar o rosto?

O Vereador Josias Belo tem se mostrado o principal opositor do Prefeito na Câmara Municipal. Tem frequentemente denunciado os mandos e desmandos da atual gestão. Então essa denúncia difamatória não seria uma forma de tentar denegrir a imagem do Vereador para tentar calá-lo?
Por que não foi realizada uma auditoria nas principais Secretarias do Município, Educação e Saúde, que recebem mais recursos?
Por que não foi realizado uma auditoria do período da gestão Pé de Boto?

Isso parece claramente uma forma de calar os opositores, será que a atual gestão não consegue governar sob observação e criticas?
Sobre mim tenho apenas para falar que querem me calar, mas não vão conseguir, pois quem me conhece sabe da minha índole e do meu caráter, sabe do meu comprometimento com o desenvolvimento deste município, e a seriedade com que executo os cargos a mim atribuídos.
O meu Blog é isento e não tem compromisso com nenhum político, às criticas que fazemos são para a melhoria do município. Não são com denúncias anônimas e mentirosas que conseguirão calar minha voz. Pois continuarei informando nossos munícipes dos fatos sociais, governamentais e políticos da nossa querida Igarapé-Miri.
Enquanto a você que tirou cópias dos documentos contábeis, e criou perfis falsos para expô-los, não te preocupa que eu sei quem você é, mas não mexo com peixe pequeno, pois gosto de falar de Secretário, Vereador, Prefeito, etc. não vou perder meu tempo contigo, pois agora sei que não tens ética, e eu não perco o meu tempo com pessoas insignificantes.
Sabe a minha diferença pra vocês? É que eu não tenho medo e nem me escondo pra falar o que eu quero, eu mostro o minha cara e assumo minhas palavras.
Até breve...

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CANDIDATO É PRESO POR SUSPEITA DE FRAUDE NO ENEM

Um candidato que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi preso em flagrante em Natal com objeto eletrônico, segundo divulgou nesta segunda-feira (26) a Polícia Federal no Rio Grande do Norte. O suspeito, um técnico administrativo cearense, de 28 anos, foi preso na noite de ontem (25), último dia de prova, e foi indiciado por fraude em concurso público.
De acordo com a Polícia Federal, os policiais foram acionados pelos fiscais que desconfiaram do candidato no momento em que ele retornava do banheiro faltando poucos minutos para o encerramento do exame. O homem andava de modo estranho, como se estivesse com algum objeto nos bolsos da roupa, o que é proibido pelas regras do concurso. Perguntado, ele negou portar qualquer material proibido, mas ao ser submetido ao detector de metais, o aparelho soou o alarme e o candidato foi convidado para se dirigir até a sala da coordenação.
Segundo a polícia, foi encontrado, sob suas vestes, um fio ao redor do pescoço que descia pelo corpo acoplado a um equipamento eletrônico e chegava até ao interior do seu tênis, onde estava um aparelho celular sem a capa traseira.
O homem foi solto ainda na noite de ontem, após o pagamento de fiança e irá responder pelo processo em liberdade, de acordo com comunicado à imprensa. Procurada, a Polícia Federal diz que ainda não há um balanço nacional de quantas foram as prisões.
De acordo com balanço do Ministério da Educação (MEC), no total, 743 candidatos foram eliminados por uso de equipamentos inadequados. Desses, 63, foram identificados por detectores de metal. Em coletiva à imprensa, no sábado (24), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que alguns dos eliminados foram identificados com pontos eletrônicos e que estão sendo investigados pela Polícia Federal, mas não precisou o número de casos. 
(Agência Brasil)

EDER MAURO NÃO SE INTIMIDA

image
Circulou intensamente nos meios políticos a informação de que Eder Mauro teria desistido de sua candidatura a prefeito de Belém pressionado por forças ocultas – vá lá, nem tão ocultas vai….- que teriam lhe garantido que se candidato for seus processos serão todos colocados à luz do dia.
A isso Eder respondeu da seguinte forma; “- Fui muito processado sim, na maioria dos casos absolvidos e alguns processos ainda correm. Mas todos se dão pelo meu trabalho em defesa da ordem pública, das famílias, do cidadão de bem, contra a bandidagem, portanto fora o âmbito profissional, do meu dever de cumprir minha missão como delegado, não tenho processo algum, então que coloquem a luz do dia porque nesse estado todos sabem o que fiz e como trabalhei , essa chantagem não me intimida.”

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

DUCIOMAR E MÁRIO COUTO PODEM IR PARA O PMDB

Existem rumores não confirmados de que o ex prefeito de Belém Duciomar Costa estaria a um passo de se filiar ao PMDB.
Dudu perdeu o controle do PTB para Josué Bengtson, e busca ter seu nome liberado em alguns processos para se candidatar a prefeito.
Poderia portanto ser candidato do PMDB em Belém se realmente se filiar .
Outro nome que deverá se filiar é o do ex senador tucano Mário Couto. Couto foi segundo ele “abandonado a própria sorte pelo PSDB e pelo governador na sua tentativa de se reeleger “, o que tornou o homem um poço até aqui de mágoas.
Se os dois nomes se confirmarem o partido ganha um substancial reforço.

DO BACANA

terça-feira, 20 de outubro de 2015

PSDB MUNICIPAL SE REFORÇA PARA 2016




O PSDB municipal sob a tutela do ex-Deputado Ítalo Mácola, também vem se reforçando para a eleição de 2016.
Recentemente o partido anunciou as filiações de Ana Costa, ex-PR, apontada como um nome forte da Vila Maiauatá. 
Outro reforço foi o Pastor Genivaldo Valente, que saiu do PSC e também se filiou ao PSDB. Genivaldo obteve mais de 500 votos no último pleito.
Tio Riva, filho do ex-vereador Mico do Capitão, também é um novo filiado do PSDB, e pode seguir os passos do pai na política.
O PSDB que é um dos maiores partidos do país, mas estava um pouco enfraquecido no município, no entanto parece que agora com a atenção especial, do pretenso candidato a prefeito Ítalo Mácola, as coisas começam a mudar.

CPI DA PETROBRAS: MUITO DINHEIRO JOGADO FORA PRA NADA

 CPI da Petrobras: muito dinheiro jogado fora para nada
Fecham-se as cortinas, acabou o espetáculo no picadeiro da CPI da Petrobras. Sai de cartaz, após 235 dias e 57 sessões, o desfile de mediocridades e histrionismo promovido pelos deputados de mais esta comissão de inquérito montada na Câmara Federal, sem apurar nada além do que já se sabia na Operação Lava Jato, e sem indiciar ninguém.
Como as torcidas do Flamengo e do Corinthians, além de todas as outras,  já podiam prever, desde o início da pantomina transmitida ao vivo pela TV Câmara, foram horas e horas de noticiário e quilômetros de papel, muito tempo e dinheiro jogado fora para nada. Para distrair a distinta platéia, jogaram até ratos no plenário, mas a maioria dos 131 depoentes permaneceu em silêncio diante do "interrogatório" de suas excelências.
Muita gente já esqueceu, mas para ajudar nos trabalhos contrataram até a Kroll, uma empresa inglesa de investigações (ela própria alvo de uma investigação da Polícia Federal, em 2004), que levou R$ 1 milhão dos cofres públicos sem apresentar nenhum resultado, que se saiba.
Dos 62 deputados envolvidos na Lava Jato, só um único, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi ouvido pelos parlamentares na CPI, e assim mesmo porque ele pediu para depor. Foi na sessão em que negou ter contas no exterior, posteriormente reveladas pela justiça da Suíça. Ou seja, mentiu na CPI, o que pode levar à sua cassação pela Comissão de Ética por falta de decoro, entre outros motivos.
Sem contar os salários e as horas extras do batalhão de funcionários mobilizados pela comissão, foram gastos mais de R$ 373 mil em "despesas operacionais", com passagens aéreas, diárias e traduções simultâneas. Além das excursões para Curitiba, onde foram ouvir presos pela Operação Lava Jato, deputados tiveram despesas pagas para ouvir depoimentos até em Londres.
No catatau de 700 páginas que o relator Luiz Sergio, do PT, começou a ler nesta segunda-feira, está o resumo do grande acordão feito pelos partidos para salvar a cara de todo mundo. O prazo oficial para o encerramento da CPI, depois de dois adiamentos, termina na sexta-feira. Até lá, precisa ser votado o relatório final. Como de praxe, a oposição deverá apresentar um voto em separado. Tudo isso para quê? Para nada.
DO R7

IG. MIRI: PACIENTES AGORA TEM QUE PEGAR SENHA PRA TIRAR CARTÃO SUS


A coisa em Igarapé-Miri está cada vez mais complicada, o desrespeito da atual gestão com os nossos munícipes está cada vez maior. Agora até para se tirar um simples e necessário cartão SUS, é preciso pegar uma senha, e se não tiver sorte e nem padrinho político, a espera pode durar dias. 
Além do município ter apenas um local para se tirar o cartão SUS, que é no Centro de Especialidades Flor do Miriti, usuários ainda denunciam que não tem funcionários suficientes para executar o trabalho, e os pacientes tem que esperar por horas ou dias. "Não podemos mais tirar hoje, volte amanhã", é o que mais ouvem os pacientes que precisam do serviço.
O que é que estão fazendo com o nosso povo? Quanto desrespeito!!!
O cartão SUS é um documento necessário em todos os atendimentos de saúde da rede pública, e os pacientes desavisados tem que passar por esta humilhação, quando precisam urgentemente deste cartão.
Um computador com acesso a internet, e um servidor habilitado para executar tal função, seria o suficiente para atender a demanda diária deste serviço. Será que isso é muito, senhor Prefeito?
Será que estamos mesmo no rumo certo?????

PCdoB REALIZA CONVENÇÃO MUNICIPAL



Na manhã do último sábado (17) aconteceu na Câmara Municipal de Igarapé-Miri, a Convenção Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). 
Várias Lideranças municipais estiveram presentes, como os vereadores Josias Belo (PSC) e Preto (PV), o Secretário de Educação Janilson e o Prefeito Roberto Pina (PT). O líder estadual do PC do B, Jorge Panzera, também prestigiou a convenção.
O PC do B municipal atualmente é presidido por Natan Sousa, que também ocupa o cargo de Secretário Municipal de Administração, na gestão Pina.
Natan não citou nomes de possíveis pré-candidatos, mas adiantou que já existem 18 nomes certos, e que até a a eleição novos nomes serão acrescentados nesta lista. O partido deve ir com chapa cheia, para o pleito de 2016, não havendo assim, a necessidade de coligar com outro partido.
Parabéns ao PCdoB e aos seus filiados pela sua convenção!!!!!!!!! 



sábado, 10 de outubro de 2015

PDT RACHA COM PIONEIRO E O DEPUTADO MIRO SANOVA SERÁ CANDIDATO A PREFEITO EM ANANINDEUA


A Direção do PDT de Ananindeua resolveu colocar a disposição todos os cargos que tem na Prefeitura de Ananindeua, o partido vai lançar o Deputado Miro Sanova  pré candidato a Prefeito pelo município. O PDT vinha tentando emplacar  Lorena Sanova (esposa do deputado), na vice da chapa de Pioneiro para a disputa de 2016, só que o atual prefeito não abre mão do seu vice, Carlito  Begot.  A disputa está dura, as pesquisas apontam que o navio do prefeito está entrando água. O PDT resolveu pular do navio. 
Do Ananindeua Debates


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

VER. MELRY: A RENEGADA DO PT


Não entendo qual o problema do PT municipal com a Vereadora Melry. Mas algum problema deve existir nesta relação, pois não compreendo porque a Vereadora é preterida e deixada de lado pelo partido.
Se já não bastasse na atual gestão outros ex-vereadores e pretensos candidatos terem um maior privilégio do que a Vereadora, recentemente o partido realizou umas reuniões para cogitar possíveis candidatos do partido para as eleições municipais de 2016, mas pasmem senhoras e senhores, o nome da Vereadora Melry não aparece nas indicações do PT.
Vamos ver algumas razões porque Melry seria a melhor opção do partido, caso o atual prefeito Roberto Pina não possa concorrer ao pleito: 
1º. Melry já mostrou nas urnas que tem mais votos do que os outros indicados do partido, pois a grande maioria nunca disputou uma eleição;
2º. A Vereadora já foi gestora de diversas escolas na zona rural, portanto já é conhecida em muitas localidades do município;
3º Melry é residente em Vila Maiauatá, o maior colégio eleitoral, depois da sede do município, sendo que a maioria do povo da Vila, gosta de votar em candidatos de lá;
4º Ela fez uma firme oposição a gestão desastrosa do ex-prefeito Pé de Boto, o que lhe garantiu prestigio e admiração no município;
5º Além do Prefeito Pina, ela é a única a exercer mandato no momento, fato que já lhe dá certa vantagem em relação aos demais, pois ela está vivenciando a política miriense e dialogando com os eleitores diariamente;  
Diante do exposto não entendemos porque o nome da Vereadora não está em discussão no partido como uma das possíveis candidatas.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CRISE NA EDUCAÇÃO MIRIENSE: PAIS DE ALUNOS DA ESCOLA MARANATA PROTESTAM CONTRA A SEMED


Na última quarta feira (8), a sessão da Câmara Municipal de Igarapé-Miri foi interrompida por uma manifestação composta por alunos, pais de alunos e servidores da da Escola Maranata, pedindo socorro aos vereadores, pois não aguentam mais os mandos e desmandos do Secretário de educação e do Prefeito Municipal, várias reivindicações foram feitas referindo-se aos descasos e desrespeitos com a educação do município, tanto com relação aos alunos, como para com os professores e colaboradores da escola. Porém nesta manifestação em si a súplica maior foi com relação aos professores removidos ou deslocados de suas salas de aula e da Escola, segundo os manifestantes mudanças estas sem motivos plausíveis, prejudicando desta forma o aprendizado dos alunos e o bom funcionamento da escola, desconsiderando totalmente a relação aluno - professor - colaborador.
Os pais de alunos mostraram-se indignados com estas mudanças, pois sentem na pele quão mal faz a comunidade escolar esse tipo de modificação, no meio do semestre letivo, com muitos alunos em semana de avaliação.
No momento da manifestação, a Câmara tentou entrar em contato com o Secretário de Educação ou com um dos Secretários Adjuntos, porém não obteve respostas dos mesmos. O grupo de manifestantes decidiu marchar em direção a Secretaria de Educação, pedindo para isto o auxilio dos vereadores, que imediatamente de prontificaram a acompanhá-los e a ajudá-los nas negociações com o Secretário de Educação.
Segundo manifestantes o Governo "No Rumo Certo", representado na figura do atual prefeito Roberto Pina, está "ESCALPELANDO" o resto de dignidade que existe na sociedade miriense.   
Por Cleyse Rodrigues


terça-feira, 6 de outubro de 2015

PREFEITO PINA PODE RENUNCIAR AO MANDATO


Dizem por aí... nos bastidores da gestão municipal, que o Prefeito Roberto Pina pode não terminar o mandato que exerce atualmente. Dizem que os advogados de Pina acharam uma "brecha" na lei, que lhe permitirá concorrer nas eleições de 2016, mas para isso terá que renunciar ao cargo pelos menos seis meses antes da eleição (2 de outubro).
O fato deve ser verdadeiro, pois o Blog Gazeta Miriense recentemente postou uma matéria onde expõe que Pina é um dos nomes do PT, entre outros militantes do partido, que podem concorrer a eleição para o Executivo Municipal do ano que vem.
Caso Pina renuncie quem assumirá o restante do mandato será a Vice Prefeita Carmozinha (PROS).
Se tal "brecha" foi realmente encontrada, deve pairar na cabeça do Prefeito: "eu renuncio agora ou depois?". Já que é notável que a popularidade do Prefeito tem caído ainda mais desde que ele assumiu a Prefeitura novamente, principalmente pelos problemas de violência e saúde vivenciados no município. Assim sendo, permanecer no cargo por mais tempo poderia ser uma perda para o atual gestor.
Mas o Prefeito "astuto" como só ele, deve ter uma "carta na manga", pois está tentando "fazer economia" a qualquer custo, para que as obras públicas - marca da sua última gestão - possam ser realizadas.
A presença de Pina na corrida eleitoral de 2016 rumo ao Palacete Senador Garcia, com certeza daria um sabor especial a disputa, já que sem ele no páreo, o PT municipal, certamente não tem outro nome à altura. 
É, vamos esperar pra ver, e depois de ver, crer.

HELDER TOMA POSSE COMO MINISTRO DOS PORTOS NO GOVERNO FEDERAL

12141557_1007716105946385_3505808994036731289_n
“Fui empossado hoje como ministro de Estado Chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República. Mais uma vez agradeço a presidenta Dilma pela confiança e deixo aqui a certeza de que vamos juntos trabalhar para mais desenvolvimento e modernidade dos Portos do Brasil.”

AS PESQUISAS, A INTERNET E AS DISPUTAS ELEITORAIS

A pesquisas, a Internet e as disputas eleitorais. Adeus aos Odoricos
Estamos há um ano das eleições de 2016.  Os prefeitos e vereadores que sabem da importância da informação para avaliar mandatos e alterarem rumos estão há um bom tempo  trabalhando com as ferramentas da ciência política, como as pesquisas quantitativas, qualitativas e com tecnologias de internet.
A primeira pesquisa, a mais longa e a mais custosa é a pesquisa de diagnóstico da situação administrativa do município e dos mandatos parlamentares. Hoje eu diria que 99% dos vereadores e 90% dos prefeitos não utilizam estas ferramentas estratégicas. Todos acham que podem resolver uma eleição, tão somente nos seis meses que antecedem as disputas.
Esta mesma postura estratégica vale também para os opositores. Uma oposição bem construída e planejada deve conhecer os pontos fortes e fracos do grupo que está no poder executivo. Assim como, os aspirantes a um mandato parlamentar devem pensar em  construir seu trabalho com pelo menos dois anos de antecedência, utilizando ferramentas essencialmente de ação em redes.
As pesquisas de intenções de votos há um ano das eleições, indica tão somente tendências fracas da opinião dos eleitores. Digo fraca, porque os eleitores não estão voltados para a temática eleitoral e sequer, têm informação mais detalhada, tanto do desempenho do prefeito como também dos possíveis opositores ao grupo que está no poder.
Mas para os  governantes uma  pesquisa deveria ser executada desde o primeiro ano de gestão. Cada secretaria de governo  deveria ser sistematicamente avaliada, a partir da percepção popular sobre o desempenho de cada secretário e do prefeito. Mas eu diria que no estado do Pará nossos governantes municipais ainda pensam que podem decidir uma eleição às vésperas das eleições com base no uso da máquina de governo e com a utilização da famosa boca de urna.
Um governante municipal é capaz de gastar  uma fortuna em cesta básica, kit construção civil e boca de urna, mas acha caro pagar  vinte mil reais   por uma pesquisa de diagnóstico de gestão ou mandato.  Como  a maioria dos institutos locais vivem na dificuldade de trabalho, acabam por fazer pesquisas  precárias,  por sub remunerar os  entrevistadores colhendo como resultado um alto risco de virem a  receber o troco destes entrevistadores, a partir de coleta precária.
Hoje temos ferramentas para realizar pesquisas quali-quantitativas que podem desnudar com precisão a percepção popular em torno da imagem do prefeito, da gestão e do desempenho dos parlamentares.
Temos uma vigorosa sociedade de informação em que os detentores de mandatos políticos ainda estão longe de perceber como fundantes da ação política. Estudos indicam que a sociedade permanece dez horas por dia logada na internet e nas redes sociais em particular. Enquanto isso tão somente 2% da sociedade lê jornal impresso ou ouvem as rádios. Na televisão a grande massa da sociedade se  liga diretamente nas novelas, esporte  e filmes. Nos horários dos tele-jornais poucos ficam à frente do aparelho.
Hoje se desenvolve com força a relação entre  internet e política. Nesta, imagens são disputadas. Estas imagens podem ser construídas, reforçadas ou destruídas, dependendo da capacidade de cada ator político jogar este jogo virtual. Um candidato majoritário ou proporcional que ignorar esta ferramenta poderá ver sua imagem distorcida gravemente por seus adversários.  Aécio Neves “detonou” a Marina Silva às vésperas do primeiro turno pelas redes sociais.
Hoje, um candidato à reeleição de prefeito já se encontra em situação fragilizada com seu mandato se não dispõe de informações continuadas sobre a percepção popular de seu mandato.  A ciência política detém ferramentas para percebermos qual é a percepção da sociedade sobre a imagem do prefeito e de sua gestão. Este diagnóstico se dá em vários campos: pesquisas de campo quali-quantitativa, pesquisas na internet.
A ciência política tem mecanismo de mensurar o grau de aceitação/rejeição do prefeito por distritos municipais. O prefeito tem de saber que vivemos em época de recursos escassos e deve tentar responder as seguintes perguntas:  como racionalizo os serviços meio da administração para gastar mais com as atividades fins? Como reduzo gastos com asseio, conservação e segurança, melhorando os serviços e diminuindo custos?  Como trabalho com os serviços de saneamento buscando atingir a maioria da sociedade sabendo que será impossível atingir toda a sociedade, como faço esta estratégia?
Não basta ter obras e serviços, é preciso que toda a sociedade saiba de suas obras físicas e infra estruturais. Mas as classes médias adoram saber de ações que visem melhorar a escola básica, que criem políticas de geração de emprego e renda para os mais desfavorecidos, que invista pesado em esporte e cultura para disputar as crianças das periferias com o narcotráfico.
Ou seja, cada obra, serviços e políticas têm de ser do conhecimento de toda a sociedade. A questão é simples: se você atinge com serviços e políticas os 30% da sociedade mais fragilizada socialmente, é fundamental que as classes médias saibam destas políticas públicas. É assim que se ganha boa avaliação das classes mais favorecida, se habilitando para vir a atingir a preferência da maioria necessária do eleitorado rumo à vitória eleitoral.
Prefeito que opera sem visão estratégica de mandato e pulveriza os parcos recursos de que dispõe, é candidato a derrota.  Os recursos têm de ser gastos a partir de planejamento para a vitória. Obter vitória significa agradar a maioria da sociedade na realização de obras de saneamento  e saúde para as periferias, informação política qualificada, serviços de segurança e transportes para as classes médias.
Em tempos de recursos escassos e do repúdio à política e aos políticos, talvez a internet informe mais e melhor do que os veículos tradicionais como rádio, TV e Jornais escritos. Creio que estes veículos em breve migrarão em massa para o mundo virtual.  Lembremos, a sociedade permanece 10 horas por dia logada nas redes sociais.  Hoje os Odoricos da política municipal morrerão como ontem morreram os coronéis da primeira república, ou seja, foram superados pelo advento da  sociedade industrial, informacional e urbana.
Tenho dito.

Do Bilhetim

IRNA RODRIGUES ASSUME A PRESIDÊNCIA DO PHS, E PODE SER CANDIDATA A PREFEITA


Na tarde do último sábado (3) aconteceu a posse da Comissão Executiva do PHS (Partido Humanista da Solidariedade) em Igarapé-Miri, o evento contou com a presença do presidente estadual do PHS, Igor Normando, que atualmente também exerce o mandato de Vereador em Belém. 
Na oportunidade foram empossados os novo membros da Comissão Executiva do partido, que tem como Presidenta Municipal, a empresária IRNA RODRIGUES. 
Irna faz parte do Grupo Líder, e segundo informações será candidata a prefeita do nosso município, se realmente será ou não, o tempo e a conjuntura vão dizer, mas o primeiro passo já foi dado, pois Irna agora tem um "partido nas mãos".
Através da Ong Lar de Iracema, Irna tem realizado diversos trabalhos sociais na sede do município e também na Vila de Maiauatá.   
A vinda de Irna Rodrigues e do PHS para o cenário político municipal é extremamente salutar, pois traz para a população novos espaços para se discutir políticas públicas e melhorias para o nosso município.
Sucesso ao PHS!!!!


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

IG. MIRI: FARMÁCIA POPULAR É ASSALTADA


O problema da (in)segurança pública está critica em Igarapé-Miri, nem os órgãos públicos escapam da ação dos meliantes. Segundo informações, hoje pela manhã, dois homens armados invadiram e assaltaram a Farmácia Popular, que funciona na parte de baixo da Secretaria Municipal de Saúde. Não sabemos se levaram a renda da farmácia, ou se apenas furtaram os pertences dos funcionários e dos clientes. Mas de uma coisa sabemos: A COISA TÁ FEIA!!!

PREFEITO PINA FAZ VISITA E PROMETE APOIO PARA PROJETOS SOCIAIS



Parece que as criticas deste Blog a respeito da insegurança vivenciada em Igarapé-Miri tem surtido alguns efeitos. Haja vista que recentemente o Prefeito Roberto Pina (PT), juntamente com o Secretário de Educação Janilson Oliveira, estiveram visitando alguns projetos sociais do município, como a escolinha de basquete que funciona na Escola Municipal Ana Dalila e a escolinha de Futebol Açaí 10 que funciona nas dependências do Estádio Municipal. 
Segundo informações o projeto de basquete já funciona com o apoio da Prefeitura Municipal, já o Projeto Açaí 10 contará com o apoio a partir de agora, via SEMED que doará bolas, cones e uniformes para o melhor funcionamento do projeto.
Parabenizamos o Prefeito Municipal, assim como o Secretário Municipal de Educação pela iniciativa plausível, pois acreditamos que o esporte, a música e a cultura, são os principais meios de retirar crianças e adolescentes das ruas, tornando-os menos vulneráveis às drogas e a criminalidade. Apoiar iniciativas como esta pode reduzir significativamente os índices de violência a médio e longo prazo.
Mas acreditamos que ainda é muito pouco, pois um município com mais de 60 mil habitantes e muito extenso como o nosso, precisa de pelo menos uns 15 projetos apoiados pelo Poder público e outros tantos apoiados pela iniciativa privada. 
Temos outros projetos que funcionam no município que também precisam do apoio da Prefeitura como Projetos de Jiu Jitsu, Capoeira, Futsal, música e etc..
Parabéns Prefeito, fazer pouco é melhor do que não fazer nada!!!