sexta-feira, 30 de maio de 2014

OS 7 PECADOS DE UM PREFEITO CORRUPTO

Vamos ficar de olho!!!

Preste atenção aos sinais que os prefeitos corruptos emitem, os principais são:

1. Resistência a prestar contas: Se o prefeito dificulta o acesso à informação, especialmente sobre os gastos da Prefeitura, desconfie. Por lei, todo cidadão tem direito a esse tipo de informação. O município deve deixar à disposição da população, no serviço de contabilidade, uma cópia da prestação de contas do exercício anterior.

2. Sinais exteriores de riqueza: Quando o prefeito, amigos e parentes exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como pick-ups, imóveis de luxo, jóias, etc.. Desconfie também quando o padrão de consumo não for compatível com a renda, como grandes viagens, festas ou despesas em bares e restaurantes.

3. Falta crônica de verba: O orçamento da Prefeitura é calculado para cobrir os serviços básicos da cidade. Sinais de abandono ou negligência podem ser indicadores de má administração ou desvio de recurso público.

4. Parentes e amigos empregados: Um dos modelos mais utilizados para o pagamento de favores de campanha é a contratação de correligionários, amigos e parentes no serviço público sem necessidade real.

5. Transferências de verbas orçamentárias: Remanejamentos de grandes somas são suspeitos. Desconfie de transferências de verbas acima de 5%. O prefeito pode subverter todas as prioridades originais com grandes transferências entre as rubricas. Isso pode em algumas situações ser feito para atender necessidades emergenciais, mas na maioria das vezes é feita para atender interesses eleitorais e pessoais dos prefeitos.
É preciso uma análise cuidadosa das transferências, e elas deveriam ser analisadas pela Câmara Municipal.

6. Perseguição a outros administradores: Os corruptos tentam eliminar qualquer obstáculo ao seu esquema de enriquecimento ilícito. Um sinal de que há corrupção é quando há perseguição a administradores honestos.

7. Não divulgação dos gastos públicos (falta de transparência): A Lei Orgânica do Município obriga o prefeito a divulgar e tornar público o balancete mensal da Prefeitura.

Se o seu prefeito comete pelo menos um desses "pecados" fique de olho, reúna provas e denuncie.

Vamos lá cidadãos!


NOTA: SE ALGUNS DESTES EXEMPLOS OCORREM EM IGARAPÉ-MIRI, É MERA COINCIDÊNCIA.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

POR 3 SEMANAS CONSECUTIVAS CÂMARA DOS VEREADORES NÃO REALIZA SESSÃO, ENQUANTO ISSO IG. MIRI CONTINUA CHEIO DE PROBLEMAS

Quando não é uma coisa é outra, mas o fatos é que 3 semanas consecutivas não temos sessão ordinária na Câmara Municipal de Ig.Miri. e os motivos são vários: esquecimento de paletó, vereadores que "gazetam" sessão, campeão que volta (ou melhor dizendo "vereador cassado"), etc.
Veja o que aconteceu na última:

Câmara substitui sessão deliberativa por reunião de acolhida ao vereador cassado (e reconduzido) Fuxico (DEM)

         Uma agitada comemoração, com fogos e muito barulho, tirou da rotina a sessão da Câmara de Vereadores de Igarapé-Miri, nesta quarta-feira (21/05/2014). O movimento, articulado pelo vereador Vladimir Santa Maria Afonso (Fuxico-DEM), cassado pela Justiça Eleitoral por caixa dois de campanha e reconduzido ao cargo por uma liminar concedida pelo TRE/Pará, contou com uma pequena banda de fanfarra que entoava música em estilo carnavalesco de apenas uma frase: “ô, o campeão voltou”!
        A manifestação ocupou o plenário da Casa Legislativa, sempre com estilo festivo, retardando o início da sessão. O presidente dos trabalhos, que deveria impor silêncio no recinto para iniciar a assembleia, não o fez, pois concidentemente era o regente da festa.
        Curiosamente, a reunião iniciou com cerca de 15 minutos de atraso, ao contrário de outros momentos, nos quais a sessão do legislativo foi suspensa pela justificativa de falta de quórum no tempo regimental.
        Apesar da pauta legislativa estar sobrecarregada, atrasada em termos de fluxo, o presidente da Câmara pediu aos (e teve aval dos) pares dele que não se fizesse uma sessão ordinária, com pauta deliberativa, e sim uma reunião de acolhida, de (re)início dos trabalhos. Daí subentende-se que um “encontro de acolhida” queira dizer “recepção ao vereador cassado e mantido no cargo por efeito de liminar.
        Um fato interessante desta manhã “na casa do povo” foi a presença dos Secretários de Administração, Gil Pinheiro, e de Desenvolvimento Econômico, Josivaldo Pantoja, que, embora não tenham sido chamados para prestar esclarecimentos ao parlamento municipal, estiveram presentes (ladeando os parlamentares na banca dos 13), segundo o próprio Fuxico, “para prestigiar o evento porque são parceiros”.
        Durante a reunião, os discursos (apenas para informações e saudações) foram interrompidos algumas vezes para que a pequena banda cantasse o “mantra”: “ô, o campeão voltou”.
        O assessor jurídico da Casa, advogado Luiz Reis, também foi evocado por Fuxico para explicar quais os próximos passos em relação ao processo. Mas, em vez de esclarecimentos técnicos, Luiz se limitou a dizer (em tom político) que “praticamente não houve cassação, e que tem quase certeza que o TRE manterá o mandato de Vladimir”. Nessa hora, Fuxico se emocionou bastante, tendo chorado por alguns minutos, ao estilo do Senador Mário Couto (PSDB-PA), quando este menciona o nome de Nossa Senhora de Nazaré, no Senado Federal.
Do Ponto de Vista

CÂMARA MUNICIPAL DE IG.MIRI DEVE MAIS DE 17 MESES DE REPASSE PARA O INSS

Dizem por aí que a Câmara Municipal de Ig.Miri deve 17 meses de repasse para o INSS. Dizem que o presidente da Câmara (o campeão que está de volta) estaria recolhendo normalmente o INSS dos vereadores e demais servidores da Câmara, mas não estaria repassando para o órgão.
Será que isso é verdade? Será que ele aprendeu com o Prefeito a sonegar o INSS? 
Senhores vereadores fiquem de olhos abertos!

"PÉ DE BOTO DA CALOTE EM GANHADOR DE BINGO" DIZ O JORNAL DIÁRIO DO PARÁ



quinta-feira, 15 de maio de 2014

A MARCA DO ABANDONO: CASA DA CULTURA ESTÁ ENTREGUE AS BARATAS



A MARCA DA INSEGURANÇA II

SAIU NO FACE:

COUTO AMEAÇA DISPUTAR COM JATENE VAGA AO GOVERNO

Couto ameaça disputar com Jatene vaga ao governo (Foto: Reprodução)
O frágil equilíbrio interno do PSDB, partido do governador Simão Jatene, está por um fio. Candidato à reeleição, Jatene pode ter que bater chapa na convenção com o senador Mário Couto. Ele ameaça desistir da disputa ao Senado e brigar para concorrer ao governo, caso não se sinta apoiado por parte das lideranças tucanas a quem atribui um plano para deixa-lo sem a cadeira de senador a partir de 2015. O mentor do plano seria o próprio governador. A expectativa é de que ainda nesta semana, o senador anuncie a decisão que tomará com base nas conversas com tucanos aliados e adversários ao longo dos próximos dias. 
O clima entre os tucanos que já estava azedo tornou-se intragável nesta segunda-feira, 12, com o agendamento, às pressas, de uma reunião para definir os rumos da candidatura do senador Mário Couto, cujo mandato se encerra em 2014. Couto não abre mão de disputar a reeleição e esperava ser o único candidato da base aliada, mas o projeto vem sendo atropelado por outros candidatos que abertamente vêm recebendo incentivo de Jatene, fazendo com que o senador sinta o cheiro de traição no ar.
Os problemas causados pela reunião desta segunda-feira, começaram na distribuição dos convites. “Foram chamados secretários (de governo), deputados, marqueteiro, menos o maior interessado”, contou uma fonte próxima ao senador Mário Couto. O encontro teve até a presença do governador Simão Jatene que foi convocado para explicar suas razões para permitir que a base tucana contasse com mais de um candidato ao Senado.

Além de Couto, são pré-candidatos o vice-governador Helenilson Pontes que é do PSD e estaria entre os preferidos do governador; o ex-secretário Sidney Rosa e o radialista Jefferson Lima (PP). O ex-prefeito Duciomar Costa do PTB chegou a ser nominado na reunião, mas as informações são de que ele ainda tenta viabilizar a candidatura ao governo.
DOL

quarta-feira, 14 de maio de 2014

RUA SÓ LAMA: A MARCA DO ABANDONO

SAIU NO FACE:

MAIORIA DOS VEREADORES FALTAM E MAIS UMA VEZ NÃO TEMOS SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE IG. MIRI

Que a maioria dos vereadores de Ig. Miri não estão nem aí para as suas responsabilidades como fiscalizadores e legisladores deste município todo mundo sabe. Mas recentemente o descaso está ficando tão escancarado que chega a nos dar vergonha.
N a semana passada a sessão foi cancelada porque o ex-presidente não estava com o seu paletó e a maioria dos vereadores não quis esperar. Já na manhã desta quarta-feira (14) compareceram só uns "gatos pingados" (LULA, DALVA, MELRY e JOSIAS BELO) e a sessão não aconteceu por falta de quorum.
Se na única sessão obrigatória que acontece na semana muitos faltam, imaginem nas outras reuniões. Enquanto isso os outros funcionários públicos que ganham míseros salários mínimos tem que trabalhar 8 horas de segunda a sexta e se faltarem tem descontos em seus vencimentos. 
Além do mais ficaremos com a falta de 1 vereador e a Câmara Municipal ficará sem presidente já que o vereador Fuxico teve o seu mandato cassado.

terça-feira, 13 de maio de 2014

COM ILUMINAÇÃO PRECÁRIA RUAS DE IGARAPÉ-MIRI VIVEM AS ESCURAS

Você consegue enxergar alguma coisa na imagem acima? Não. Pois é, essa é a visão de quem transita a noite pelas ruas de Ig. Miri, completa escuridão, já que a iluminação pública do município está precária. Se ainda existe iluminação é a da frente das residências. De que vale a taxa de iluminação pública que pagamos, se nossas ruas estão no escuro? Com a palavra as autoridades municipais.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

PREFEITO CADÊ A GUARDA MUNICIPAL?

Enquanto os aprovados em concurso para atuarem como Guardas Municipais estão trabalhando como vigias, as pessoas que frequentam a Praça Padre Henrique ficam a mercê da bandidagem. Já que o contingente da PM é pequeno essa segurança poderia ser realizada pela Guarda Municipal.  

SELEÇÃO DE IG. MIRI VENCE VIGIA E AVANÇA PARA AS SEMIFINAIS DO INTERMUNICIPAL SUB 18

A seleção de Ig. Miri sub 18 venceu fora de casa a seleção de Vigia por 1x0, e se classificou para as semifinais do Campeonato Intermunicipal de seleções. 
Parabéns aos garotos da seleção por essa belíssima vitória. Força pra conquistar esse título inédito para o nosso município.

FUNCIONÁRIO PÚBLICO É ATINGIDO POR BALA PERDIDA ENQUANTO PASSEAVA PELA PRAÇA

Segundo informações o jovem Daniel que é funcionário público da Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri foi atingido  por uma "bala perdida", enquanto passeava domingo (11) a noite pela Praça Padre Henrique com a sua família. Ele foi atingido no rosto (região do queixo) e não temos informações do estado de saúde dele, mas estamos torcendo pela sua recuperação.
Até que ponto  vamos chegar sem que providências contra essa violência sejam tomadas? Será que não podemos mais nem passear com nossos familiares? 
LAMENTÁVEL!!!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

VEREADOR FUXICO TEM O MANDATO CASSADO PELA JUSTIÇA

Banner Fuxico
Desde a noite de terça-feira várias vereadores e aliados do governo comentavam que FUXICO iria ser cassado. O boato se espalhou pela cidade e até mesmo nas mais distantes vilas do Município de Igarapé-Miri.
Hoje se confirmou a notícia, ao ser divulgada pelo Cartório Eleitoral e no site do TRE/PA a sentença do Juiz Eleitoral Alan Rodrigo Campos Meirelles.
A representação contra Fuxico foi movida pela Coligação com a Força do Povo de Novo e Roberto Pina Oliveira, pois o vereador mais votado em Igarapé-Miri afirmou perante a Justiça Eleitoral que não gastou nenhum centavo na campanha, mas que teria recebido do Democratas uma doação de R$62,72 em santinhos.
Em Igarapé-Miri todos sabem a estória não é bem assim. A campanha de Fuxico foi para as ruas com muito material de propaganda e até mesmo barqueata foi realizada nos rios da região. Com forte suporte financeiro conseguiu ser o vereador mais votado e assumiu a presidência da Câmara Municipal.
A Promotora Eleitoral pediu a cassação e o juiz julgou procedente a ação.
Com a decisão, deverá assumir a Chefia do Legislativo o vereador NENCA (PMDB). E por coincidência, o suplente é conhecido como IRMÃO NENCA, que é filiado ao Democratas.
É claro que o vereador Fuxico tem direito a recorrer da decisão e certamente vai tentar defender seu mandato junto ao TRE e quem sabe até mesmo no TSE.
Do Gazeta Miriense

quarta-feira, 7 de maio de 2014

"GOVERNO" REALIZA REUNIÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA NA SURDINA

Através de informações soubemos que foi realizado uma reunião na última segunda-feira (5) para tratar de segurança pública, a reunião aconteceu no prédio da prefeitura, mas o engraçado que além do Prefeito não participar, o que já se tornou normal, a Câmara Municipal não foi convidada, apenas três vereadores estavam presentes. Outros órgãos relacionados com a segurança pública como o CONSELHO TUTELAR também não foram convidados oficialmente. 
Estiveram presentes lideranças policiais locais e de instâncias superiores, mas como é de praxe, parece que nada de concreto foi resolvido e no mesmo dia tivemos mais um assassinato no município.
Será que esta reunião não foi apenas para fazer o "H" a favor do Pré-candidato a Dep. Estadual apoiado pelo prefeito?
DETALHE: Os vereadores que estavam presentes, que nas palavras do dito pré-candidato são os "principais vereadores da Câmara", vão apoiá-lo nas eleições deste ano.
CREDO!!!!

terça-feira, 6 de maio de 2014

PREFEITO MANDA TAPAR BURACOS

Com esse título poderíamos falar de muitas coisas a respeito da gestão municipal, mas quero me referir aos buracos de algumas ruas de Ig. Miri que o prefeito mandou literalmente tapar, enquanto o asfalto novo não vem ele vai mandando tapar alguns buracos e algumas crateras que tinham na cidade, principalmente na rua principal Tv. Coronel Vitório no trecho em frente ao estádio municipal e também em frente a Praça do PS e no cruzamento da Tv. Generalissimo Deodoro com a Rua Rufino Leão. Estes trechos estavam quase intrafegáveis, mas agora podemos transitar normalmente. 
Ressaltamos também a resposta que foi dada a uma matéria com o título LIXO E LAMA, que fizemos recentemente nos referindo ao porto da balsa do Rio Ig. Miri, passamos recentemente pelo local e foi jogado seixo na lama, o que melhorou muito o trânsito pelo local, já que os veículos não atolam mais. Mas o lixo infelizmente permanece, pois é jogado pelos próprios vendedores do local.
Parabéns Prefeito, é isso aí!

VEREADORES TEM COTAS PARA CONSULTAS NO FLOR DO MIRITI E UBS

Dizem por aí... que os Vereadores da base do governo, Secretários Municipais e demais políticos favoráveis a atual gestão tem uma cota reservada de consultas nas principais unidades de saúde do município (C. E. Flor do Miriti e UBS). Se determinado médico atende 20 pacientes, são agendados 15 para o "povo" e as outras 5 vagas ficam a disposição dos "políticos" de plantão, ou seja, quem não tem "padrinho político" não consegue consultar.  
Será que isso é verdade?
Talvez seja por isso que a maioria das pessoas procuram estas unidades, mas dificilmente conseguem agendar as suas consultas.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

IG. MIRI: SAÚDE EM CRISE




PARAENSE NILDO CATCHAL NOCAUTEIA ADVERSÁRIO E CONQUISTA CINTURÃO DO JUNGLE FIGTH

Nildo Katchal x Rayner Silva Jungle Fight 69 (Foto: Fred Pontes / Jungle Fight)
Baixinho na altura, mas gigante no coração e na raça. Esse é Nildo Katchal, que faturou o cinturão peso-mosca (até 57kg) do Jungle Fight na edição número 69 do evento, na noite deste sábado, no Ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu-SP.
O atleta de Belém, que mede apenas 1,59m, mostrou queixo duro ao aguentar firme uma sequência de golpes do então campeão Rayner Silva e aproveitou o cansaço do oponente para inverter a situação. Ele chegou ao nocaute técnico na metade do segundo round da luta principal do card.
- Percebi que ele cansou. Montei uma estratégia contra o Rayner. Sabia que ele vinha totalmente para cima. Eu tenho o muay thai afiado. Isso é dedicação, ao lado dos meus companheiros. Quero mandar um abraço para Belém do Pará. Sou digno de toda a glória porque Deus está em mim - disse o novo campeão, após a luta, no microfone do SporTV.

sábado, 3 de maio de 2014

MOVIMENTOS SOCIAIS REALIZAM ATO PÚBLICO NO DIA DO TRABALHADOR E FAZEM DURAS CRITICAS A GESTÃO MUNICIPAL

Como já é um marco na história deste município o PT (Partido dos Trabalhadores) em parceria com os movimentos sociais realizou mais um evento em comemoração ao Dia do Trabalhador (1º de maio), como também já é de costume o evento aconteceu no cruzamento da Tv. Coronel Vitório com a Rua 7 de Setembro, no canto do Mercado Municipal de Peixe.

Estiveram presentes muitos nomes da política regional como: Nilma Lima (Dep. Estadual), Iran Lima (Ex-Prefeito de Mojú), Alfredo Costa (Ex-Dep. Estadual), Francisco Pantoja (Ex-Vice Prefeito Municipal), Roberto Pina (Ex-Prefeito Municipal) e os vereadores municipais Carmozinha. Melry e Josias Belo.

O evento ocorreu durante o período da manhã alternando cantos e discursos. A maioria dos discursos foi em tom de criticas a atual gestão municipal e estadual, destaque para as falas do Vereador Josias Belo, que disse que as ações assistencialistas do Prefeito Municipal não passam de “migalhas”, pois o povo não quer apenas ações momentâneas como peixes, frangos, cestas básicas, etc., ressaltou que o povo quer políticas públicas, ações efetivas e obras duráveis.  E do Ex-Prefeito Roberto Pina que fez duras criticas a atual gestão, disse que o atual gestor municipal é um “analfabeto político”, pois foi capaz de perder recursos que já estavam garantidos pela gestão anterior, assim como não terminou obras que já estavam encaminhadas. Disse ainda que em breve teremos “carros pretos com letras douradas (referência aos carros da Polícia Federal), chegando no município para fazer justiça com aqueles que administram o município de forma irresponsável e sem cumprir as leis.

No final alguns prêmios foram sorteados aos presentes.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

PREFEITURA DE IG. MIRI DEVE MAIS DE 3 MILHÕES PARA O INSS



A foto acima é parte de um documento que comprova a divida de mais de 3 milhões de reais do município de Ig. Miri com o INSS. Para aqueles que dizem que o INSS dos servidores está sendo depositado normalmente, está aí à prova do contrário.
Se todos os meses são descontados o INSS dos servidores e não está sendo repassado, o que está acontecendo com este dinheiro?  
O fato é que os servidores terão problemas com o INSS, principalmente na hora de se aposentar, por uma irresponsabilidade administrativa.

ENTREVISTA COM O PROF. ISRAEL ARAÚJO

BLOG FOLHA DE IGARAPÉ-MIRI. ENTREVISTA:  Professor  Israel  Fonseca  Araújo,  membro  do  Sintepp  em Igarapé-Miri; membro  da  Coordenação  Regional  do  Sintepp  –  Regional Tocantins I. Professor e Mestrando em Letras (UFPA)
FOLHA DE IGARAPÉ-MIRI – O senhor trabalha na Educação, há quantos anos? Nesses  anos  todos,  quais  as  principais  mudanças que  o  senhor  viu acontecer nessa área? 
Professor Israel Araújo –  Eu já atuo na educação pública há 17 anos, desde 1997. Esses anos me trouxeram uma experiência de vida significativa; aprendi muito  nos  cursos  das  universidades, mas,  principalmente,  aprendi  com meus companheiros e companheiras de trabalho e de lutas sociais. A Vida é a maior de todas as universidades públicas. As principais mudanças que eu vi foram a entrada em vigor da LDB/1996, a lei maior da Educação brasileira, e as melhorias na estrutura da educação brasileira (com destaque para os anos 2003 em diante), com destaque para: a expansão da oferta de vagas nas escolas (anos 1990 em diante), crescimento incontestável da educação superior (também de 2003, em diante, na chamada era “pós-Lula”), relativa melhoria da renda dos trabalhadores/as  do  Magistério,  na  Educação  Básica,  e melhorias  salariais,estruturais e ingresso de educadores/as via concurso na rede pública de ensino de Igarapé-Miri.
FOLHA DE IGARAPÉ-MIRI –  Neste  dia  primeiro  de  maio (assim como em todos os anos) há grandes festas pelo território municipal, alusivas ao Dia do Trabalhador. O trabalhador da Educação miriense tem muito o que comemorar?
Professor  Israel  Araújo  –  As  festas  “dos  trabalhadores”  são muito  válidas; precisamos, mesmo, nos confraternizar nesse dia, já que fazemos o mundo do trabalho  existir.  Sem  trabalhadores  e trabalhadoras  o  mundo  para.  Nossos trabalhadores/as mirienses têm, sim, o que comemorar – como já dito na resposta anterior. O PCCR do Magistério (2010), o PCCS (2006), os concursos públicos de 2006 e 2009, reajustes salariais (principalmente a chamada incorporação de vencimentos,  de  janeiro  de  2012)  e  melhorias  na  estrutura  da  rede,  desde  à primeira gestão de Mário Leão (anos 1997ss) e com destaque para o trabalho do ex-prefeito Roberto Pina (2009-2012). São conquistas que jamais existiriam semas  lutas  e  a  união  dos  trabalhadores/as  de  nossa  Educação:  principalmente  oPCCR do Magistério (2010), o PCCS (2006) e os concursos públicos de 2006 e2009. Isso prova que, na união, somos muito mais fortes.
FOLHA DE IGARAPÉ-MIRI – Como está a luta sindical, liderada pelo Sintepp,em Igarapé-Miri  e  quais  são,  na  sua  opinião,  as principais  conquistas  desse esforço que começa ainda nos anos 1980?
Professor  Israel  Araújo  –  A  luta  está  bem  organizada  e vivenciada,  mas sentimos uma maior ausência de trabalhadores/as nas lutas (em relação aos anos 1980, 1990), nestes anos 2009 e seguintes. Eu, de minha parte, credito esse maior “comodismo” a alguns fatores: a) muitos sindicalizados passaram a ter uma renda relativamente  depois  de  2009,  com a conquista  das  chamadas duzentas  horas mensais; houve reajustes nesses anos e as conquistas foram maiores do que em anos anteriores; o número de concursados cresceu muito depois de 2006 e, parece uma  ironia, mas  os  pagamentos  em  dia,  desde  2009  até  os  dias atuais “prejudicam” a luta sindical. Às vezes, achamos que, se o salário tá melhor e os pagamentos em dia, já dá para “descansar” um pouco.
FOLHA  DE  IGARAPÉ-MIRI –  Quais  são  as  suas  principais  expectativas  de conquistas para a Educação, nos anos vindouros – seja a nível nacional, seja a nível local? 
Professor  Israel  Araújo –  Eu  creio  muito  nos  resultados  do trabalho  de deputados federais e senadores, pois eles podem aprovar o próximo PNE – Plano Nacional  de  Educação,  de duração  decenal,  instrumento  que  deve  ajudar  na condução da política educacional ao estabelecer metas e propor avanços para a educação nacional; esses parlamentares também podem destinar mais recursos públicos  para  a  educação.  No  plano  estadual tivemos  um  retrocesso  nestes últimos anos, com a não-realização de concursos públicos, não-cumprimento da Hora-Atividade (é lei nacional, mas o governo do estado se mantém omisso nessa responsabilidade) e descumprimento de acordos firmados com trabalhadores/as da educação em greve, desde 2011. Espero por mudanças nesse cenário, pois os retrocessos são visíveis. Quanto a Igarapé-Miri, acredito que seja possível estabelecer um diálogo mais produtivo  entre  sindicalistas  (que  são  os  legítimos defensores  da  educação pública)  e  governistas  (que  são gestores,  homens  que  executam  ações  que impactam a vida dos trabalhadores/as e do alunado). A implementação do Plano Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação (ponto histórico de luta  sindical),  do  Sistema  de  Ensino  de Igarapé-Miri,  do  PCCR  (Plano  de Carreira)  para  os servidores/as  do  Apoio  escolar  e  a  realização  de  Eleições Diretas  para  diretores  de  escolas  públicas  com  mais  de  300 alunos matriculados(as) são pontos fundamentais a serem alcançados, se nosso objetivo maior for melhorar a estrutura e obter melhores resultados para a vida escolar de nossas crianças e jovens. Caso  consigamos  somos  esforços,  deixando  as  “diferenças”  de lado,  ótimos resultados deverão surgir.
FOLHA  DE  IGARAPÉ-MIRI –  Quais  são  seus  maiores  “medos”,  caso  eles existam, em relação à luta dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação de Igarapé-Miri? 
Professor Israel Araújo – O maior “medo” é o de não conseguirmos renovar as nossas  esperanças  para  que  seja  possível  uma  reunião  de  esforços:  os sindicalistas e demais trabalhadores/as da Educação pública dedicando-se ainda mais  na  busca  de conquistas  relevantes  e  duradouras;  os  gestores  públicos atuando de maneira LEGAL, MORAL e IMPESSOAL na condução da política pública educacional, na aplicação dos recursos públicos; os vereadores/as (que têm como principais atribuições a fiscalização da aplicação de recursos públicos,feita pelo executivo, e a defesa dos interesses dos cidadãos, da coletividade –pois são representantes do povo) defendendo a sociedade e a educação públicacomo  um  todo;  e  a  sociedade  civil  (principalmente:  ONGs,  associações  demoradores,  pais  e  alunos)  unindo-se  aos  educadores  em suas  lutas  por  umaeducação de melhor qualidade.Acima de tudo fica uma “dica”: a Esperança tem de vencer o medo, sempre. Nãotemos outra escolha plausível. 
FOLHA DE IGARAPÉ-MIRI – O que os gestores municipais precisam fazer para que os profissionais da educação se sintam mais valorizados? 
Professor  Israel  Araújo –  Eu acredito  na  carreira,  ou seja,  as condições  de trabalho precisam ser melhoradas ainda mais (só trocar quadro de giz por quadro magnético ajuda muito pouco),  pois  com melhores condições de trabalho nas escolas os docentes terão mais motivação para trabalhar. E o que é mais grave:os educadores/as terão mais motivação para continuar trabalhando na Educação Básica e na escola pública. Esses gestores precisam tratar os educadores com extremo respeito,  mesmo porque a força dos educadores,  nas salas de aula,  é impossível  de  ser  medida.  É  preciso  melhorar  mais  ainda  a  renda  dos trabalhadores  e  oferecer  programas  de  assistência  à  saúde  desses trabalhadores/as. Acreditem:  os  trabalhadores  e  as  trabalhadoras da  Educação  pública  estão adoecendo aos montes, principalmente por culpa das más condições de trabalho e da sobrecarga de trabalho. 
FOLHA  DE  IGARAPÉ-MIRI –  E  que  ações  efetivas  esse  gestores  precisam realizar para que a Educação Municipal possa se desenvolver plenamente?
Professor  Israel  Araújo –  Realizar  mais  concursos  públicos  para  que  ostrabalhadores/as sejam efetivados e se sintam mais encorajados a defender seusdireitos.  Realizar  lotação  de  acordo  com  as  necessidades  reais  da  educaçãomunicipal, baseada em critérios técnicos instituídos por Portaria de Lotação –atualizada a cada início de ano. Atualizar o PCCR do Magistério (lei de 2010) ecriar o PCCR para os servidores de apoio. Acabar com as indicações “políticas” para  preencher  cargos  de  diretor(a)  de  escola,  já  que  essas  indicações  sãobaseadas em critérios os mais impensáveis possíveis. Acima  de  tudo,  tirar  das  gavetas  dos  governantes  as  Propostas  do  Povo  deIgarapé-Miri,  colhidas  em  conferências  de  Educação,  e  transformar  asnecessidades de nossa Educação em Plano de Educação: uma política pública queindependerá das “paixões” de quem está governando com a força das canetasmais versáteis que se possa imaginar.
FOLHA DE IGARAPÉ-MIRI – O que você acha do atual índice do município, que tem uma média de 3.7 no IDEB? E o que necessário se fazer para aumentar esta média?
Professor  Israel  Araújo –  É  um índice  muito  baixo,  que  talvez revele  um princípio de caos em nossa Educação (e aí  seria  preciso investigar  as causas desse insucesso). Porém é preciso lembrar que esse índice é um número, uma medição  –  e  números  nem  sempre traduzem  as  realidades.  Números  podem mascarar realidades. Tendo em vista que a grande maioria dos docentes de nossa rede de ensino tem nível superior completo, muitos(as) com inúmeras formações continuadas  realizadas  e  em  curso,  tantos  com Especializações  cursadas,docentes cursando e/ou com Mestrados acadêmicos já concluídos, fica um pouco difícil aceitar que estejamos regredindo nessa matéria. Acredito que a solução pra essa questão está nas medidas que foram listadas  desta entrevista. Mas acrescento que, sem trabalho coletivo, nada de bom e duradouro é conseguido na área educação. Ninguém se educa sozinho, nem jamais um galo, sozinho, tecerá uma manhã.
___________________Entrevista concedida via e-mail e publicada com a autorização do entrevistado. Contatos:  Israel  Fonseca  Araújo  –  poemeiro@hotmail.com;  Facebook IsraelAraújo.